anabolizantes
Esteróides Anabolizantes
Ana Luisa, Livia Talyta, Robson, Gabriel e Thaís
Agosto, 2013
1.1- O que são esteróides anabolizantes?
São uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável.
1.2- Quais são os efeitos dos anabolizantes no organismo do ser humano? 7 itens no mínimo.
Aumento da massa e força muscular.
Aumento da síntese protéica a partir de aminoácidos.
Aumento do apetite.
Aumento da remodelagem e crescimento ósseos.
Estimulação da medula óssea.
Crescimento do clitóris em mulheres e do pênis em meninos (o pênis adulto não cresce indefinidamente mesmo quando exposto a altas doses de andrógenos).
Aumento dos pêlos sensíveis aos andrógenos (pêlos púbicos, da barba, do peito, e dos membros).
Aumento do tamanho das cordas vocais, tornando a voz mais grave
Aumento da libido.
Supressão dos hormônios sexuais endógenos.
Espermatogênese prejudicada.
1.3- O que podem causar ao nosso organismo, o excesso de anabolizante?
Essas substâncias podem causar problemas no fígado, câncer, derrame, acne, impotência, infertilidade e comportamento agressivo, dentre muitos outros. Estudos e pesquisas provaram que os riscos são muitos e que danos ao corpo são uma garantia. Já foram documentados mais de 69 efeitos colaterais do uso de anabolizantes.
O professor Fernando Vítor Lima, especialista em Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais afirma que “Os casos têm que ser analisados de forma isolada porque casa organismo reage de um jeito ao uso do esteróide. Em muitos casos, o nível de comprometimento das funções é tão grande que não há opção