técnicas de observação
Professor: Diou Monteiro
Turma: PSI11
Amanda Marinho Pinheiro
DEFINIÇÃO DE EVENTOS COMPORTAMENTAIS: MORFOLOGIA E FUNÇÃO
Os eventos comportamentais devem ser definidos a partir de dois aspectos específicos: o aspecto morfológico e o aspecto funcional.
Aspectos morfológicos:
-Os aspectos morfológicos estão relacionados com a postura, aparência e movimentos apresentados pela pessoa observada. O referencial para realizar a definição é o próprio corpo da pessoa.
Dois elementos são também importantes para descrever comportamento do ponto de vista morfológico: postura e movimento. Postura é uma posição do corpo, e pode ser descrita em detalhes,
Mas há várias posturas comuns que têm nome, como por exemplo: agachado, ajoelhado, posição fetal. Os movimentos também podem ser descritos em detalhes, mas vários são conhecidos pelo nome, como dar um passo à frente, piscar, andar etc. Tanto posturas como movimentos são descritos em termos de estruturas, ou partes do corpo e do ambiente, e suas posições relativas (perto, embaixo etc).
Em uma definição morfológica, devemos utilizar como referencial o próprio corpo da pessoa. Ou seja, ao descrever um movimento, devemos indicar a direção e sentido do mesmo, tomando como referência as partes do corpo.
Aspectos funcionais:
Os aspectos funcionais ressaltam aos efeitos produzidos pelo comportamento no ambiente, ou seja, às modificações que produzimos no nosso ambiente quando nos comportamos. O referencial para realizar a definição é o ambiente externo.
Quando diz que o professor acendeu a luz, que o mágico estalou os dedos, ou que o aluno abriu o livro, você está apontando as consequências dos desempenhos, isto é, os efeitos produzidos no ambiente (luz acesa ou apagada, ruído característico do estalar dos dedos, ou livro aberto, respectivamente).
Na definição funcional, em geral, o referencial utilizado é o ambiente externo (físico e/ou social), ressaltando-se as alterações decorrentes da