Técnica de observação
O que é observação?
A observação é uma das etapas do método científico. Consiste em perceber, ver e não interpretar. A observação é relatada como foi visualizada, sem que, a princípio, as idéias interpretativas dos observadores sejam tomadas.
Ela também pode ser entendida como verificação ou constatação de um fato, podendo ser tanto espontânea ou casual, quanto metódica ou planejada.
O que é uma observação simples e qual sua vantagem?
É uma técnica de observação que o pesquisador, permanecendo alheio a comunidade, grupo ou situação que pretende estudar, observa de modo espontâneo os fatos que ai ocorrem, sejam elas comportamentais ou de cunho ambiental. A vantagem esta na própria observação que se reduz ao mínimo possível, faz parte de praticamente todo o estudo da pesquisa sendo realizada no próprio ambiente a ser pesquisado e não exige padronização de seus procedimentos.
Qual principal problema da observação simples?
O principal problema esta na própria observação pois, assim como os fatos, os sujeitos observados estão em constante mudança.
O que é uma observação Participante?
É uma técnica de investigação social em que o observador partilha, na medida em que as circunstancias o permitiram, as atividades, as ocasiões, os interesses e os afetos de um grupo de pessoas ou de uma comunidade. É basicamente uma técnica onde o observador não só observa como também utiliza de entrevistas com grau de formalidades diferentes.
Quais são as duas formas da observação participante?
Natural: Quando o observador é parte do grupo que investiga.
Artificial: Quando o observador se integra ao grupo com o objetivo de realizar a investigação.
Qual o instrumento mais satisfatório usado na Psicologia?
A observação, pois é a que determina quais serão os dados a serem coletados.
Para que serve a observação?
É utilizada para coletar dados acerca do comportamento e da situação ambiental.
O que é observação sistemática e para que serve?
A Observação Sistemática é um