Pesquisa de marketing
A história de uma das maiores empresas do varejo brasileiro começa com uma jovem vendedora chamada Luiza Trajano Donato ainda era uma quando conheceu seu então futuro marido, Pelegrino José Donato, na época um representante comercial. O que os dois não esperavam, é que de um casamento realizado em dezesseis de setembro de 1956 iria surgir uma das maiores redes varejistas do Brasil.
Pelegrino e Dona Luiza Em dezesseis de novembro de 1957, o senhor Pelegrino José Donato e a sua esposa dona Luiza Trajano Donato adquiriram uma pequena loja de presentes cujo o nome era “A Cristaleira” situada na cidade de Franca interior do estado de São Paulo.
A Cristaleira
O nome Magazine Luiza surgiu logo após com um concurso cultural realizado numa emissora de radio local, a loja até então era bem pequena, mas eles decidiram ampliar. Com o crescimento que havia obtendo surgiram dois sócios Maria Trajano Garcia e Wagner Garcia e sede da empresa foi na própria cidade de Franca.
Na década de 60 em 1962 são criadas as novas seções de Móveis e Eletrodomésticos na loja, que até então era de presentes e utilidades e depois iria surgir vários setores como é atualmente a organização da loja.
Já na década de 70 a nova geração da família traz conhecimentos para a empresa com o Wagner Garcia Jr que já faleceu no dia 12 de julho de 2011 por problemas cardíacos, Luiza Helena Trajano atual presidente da empresa e Onofre de Paula Trajano. Assumindo cargos de liderança e, a exemplo dos fundadores, "arregaça as mangas" e vivencia o dia-a-dia do negócio sempre em contato direto com os clientes. Registra-se um forte movimento no sentido de estruturar e profissionalizar a empresa para sua continuidade e para o crescimento que viria nas décadas seguintes. O trabalho incansável de todos, o investimento constante em divulgação e a crescente aproximação dos clientes são características marcantes desta década. E nesta mesma década surgiram as primeiras filiais e as mais