Pesquisa de Geografia nas Series iniciais
3º ano de Licenciatura Plena em Pedagogia
Acadêmico: Renato Ribeiro
Professora: Ana Maria Disciplina: Geografia
PESQUISA:
A EXPECTATIVA DO TRABALHO DA GEOGRAFIA NAS SERIES INICIAIS
A compreensão de uma geografia que trabalhe indivíduos com pouca idade é um desafio, pois a matéria de um olhar crítico é complexa e traz em sua linha conhecimento filosófico. Pensar o ensino de geografia nas séries iniciais, a partir de sua função alfabetizadora, é resgatar o seu próprio objeto, o espaço, inserindo-o numa perspectiva teórica que articula a leitura da palavra à leitura do mundo. Neste contexto, o aluno precisa perceber que ocupa um lugar no espaço, em sua casa, sua rua, seu bairro, identificar a leitura do mesmo, ou seja, edificações, distâncias, características. Assim, paralelo ao processo alfabetizador presente nas séries iniciais, a geografia permite que o aluno reconheça o espaço em que vive e se reconheça dentro do mesmo.
O ensino da geografia nas series iniciais, é um assunto que ainda intriga muitos educadores. A problemática desafiadora é: "qual a maneira correta de abordar a Geografia dentro da sala de aula?"
De uns tempos para cá, matérias como Geografia e Historia vem sido deixada para trás. Com a implementação da LDB nº 9.394/96, a Geografia e a História, foram compactadas em uma única matéria, Estudos Sociais, a intenção seria que aos poucos essas duas matérias desaparecessem do currículo, mas foi em vão.
A partir de 2000, essas disciplinas ganharam notória atenção por parte de alguns estudiosos que vêm aperfeiçoando pesquisas e mais pesquisas, mas ainda há algumas discussões: "Quais métodos, os educadores estão utilizando no ensino da Geografia?" e "Se esses métodos são eficazes, afim de, propiciar ao educando o conhecimento necessário para sua ascensão pessoal?". Baseado nisto que a matéria é a cada estudada e levada a sério para que os educadores possam ter metodologias suficientes para o trabalho