50518510787

1301 palavras 6 páginas
LETRAMENTO GEOGRÁFICO: BASES DE ORIENTAÇÃO E LOCALIZA~~AO DOS ALUNOS NAS SERIES INICIAIS.

Muitas são as situações em que nos sentimos perdidos ou sem orientação, pois o que parece ser simples pode tornar-se um transtorno e uma tortura para muitas pessoas. Pesquisar em um mapa, olhar um catálogo telefone com suas referências de localização ou mesmo elaborar um caminho para orientar outra pessoa, pode até parecer tarefas banais, porém para realiza-las com desenvoltura é necessário de uma série de conhecimentos que só adquirimos num processo de alfabetização e letramento diferente, o da linguagem cartográfica.
Segundo Castellar (2009) “Ensinar a ler, em Geografia, significa criar condições para que a criança leia o espaço vivido.” Então o sujeito letrado é aquele que sabe fazer uso do ler e escrever sabe responder às exigências de leitura e escrita que a sociedade faz continuamente, portanto ler e interpretar os mapas e símbolos da cartografia faz parte do mundo letrado, pois através deles o sujeito se insere no espaço social.
No ensino da Geografia, a cartografia é fundamental para leitura e interpretação dos ambientes e suas transformações, pois compreendendo que o mundo é dinâmico e o espaço em constante transformação, para se perceber estas mudanças é importante orientar-se e desenvolver a memória visual do lugar, para que assim possa-se abstrair e sentir-se localizado, entendendo as ações do homem e os fenômenos naturais ao longo do tempo.
Durante os anos de 2011 à 2013, fui monitora de iniciação a docência da disciplina de Ensino de Historia e Geografia do currículo da pedagogia da Universidade Federa do Ceará, em que me oportunizou a identificar as dificuldades das turmas em relação aos conceitos cartográficos necessários para a base de orientação e localização de uma pessoa.
Esta identificação era percebida nas atividades de representação espacial, em que eram construídas maquetes, pois muitos alunos mostravam suas inseguranças em generalizar os

Relacionados