Idosos no Mundo Tecnológico
Nossa vida está marcada pela constante evolução da informática, cada vez mais estamos condicionados as máquinas, sendo assim surge a necessidade da criação de estratégias que visam a inclusão do segmento idoso no mundo tecnológico.
Diversos são os benefícios quando os idosos entram neste mundo tecnológico. Ao entrar em contato com este mundo, o idoso acaba despertando o interesse nas transformações, proporcionando o acesso a novos conhecimentos, estimulando o raciocínio e a auto-estima, resultando assim, na melhoria da qualidade de vida deles. O acesso da população idosa na era digital possibilita a manutenção de seus papéis sociais, do exercício de cidadania, a autonomia, o acesso a uma sociedade dinâmica e complexa, mantendo a mente ativa. Sugestões de como os idosos se aproximam das tecnologias Para começar podemos pensar e organizar cursos de informáticas para atender este público, não com o intuito de aprender sobre as máquinas (computadores), mas sim em inseri-los em um mundo diferente em um ambiente virtual. Vale ressaltar que hoje, os idosos necessitam estar inseridos as novas tecnologias pois elas fazem parte do cotidiano dos mesmos, sendo assim cabe a sociedade incluí-los neste mundo, tornando-os parte desta inclusão digital. Outra sugestão de inserir o idoso nas novas tecnologias é proporcionando-lhes dentro da escola (EJA), um ambiente de aprendizagem sobre as novas tecnologias garantindo assim o acesso. Todos os indivíduos têm características únicas que as tornam diferentes umas das outras, as pessoas idosas também são diferentes, mas não mais do que qualquer cidadão. A única diferença é a de ser mais aparente na idade. Todos os indivíduos têm direitos e deveres perante a sociedade, independentemente de sua origem, cor, crença, religião e idade.
As tecnologias surgiram na vida dos idosos de hoje quando estes já eram adultos ou até mesmo velhos, e isto influencia no