pesquisa de clima organizacional
Cristiane Melo da Silva, Láuren Amorim Pivetta, Tamiris Rodrigues Balk e Melissa Dotto Brusius
Resumo
Este artigo busca identificar os principais fatores que afetam diretamente o ambiente organizacional em uma empresa de materiais de construção, sendo utilizada para averiguação do mesmo a ferramenta de pesquisa de clima organizacional. Especificadamente sobre liderança, comunicação, remuneração, relacionamento interpessoal, reconhecimento e desenvolvimento e, por fim, conformidade e clareza. Posteriormente, realizaram a tabulação destes e analisaram os resultados que estarão presentes no decorrer deste artigo. Palavras chaves: ambiente organizacional, fatores e pesquisa de clima organizacional.
1 INTRODUÇÃO O presente trabalho apresenta uma análise do clima organizacional de uma empresa de matérias de construção. A empresa está presente no mercado de Santa Maria desde 1963 e após algum tempo, passou a atender também, toda a região próxima à cidade. Atualmente, conta com 110 funcionários, além de possuir uma frota própria de caminhões e está entre as 15 maiores lojas de matérias de construção do Estado do Rio Grande do sul.
Percebe-se que o clima organizacional influencia muito na produtividade e na motivação dos colaboradores, assim a valorização de pessoas como ativos é um grande desafio para o mundo dos negócios, pois elas ainda são medidas como custos e recursos (QUEIROZ et al 2005). A fim de mensurar a percepção das pessoas sobre o ambiente de trabalho, de acordo com Veloso et al (2007), as empresas podem realizar levantamentos chamados de pesquisa de clima organizacional. Assim, a pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta segura e objetiva que busca problemas reais na gestão dos recursos humanos. A análise, o diagnóstico e as sugestões adquiridas após realizada a pesquisa, são muito importantes para o