Pesquisa de clima organizacional
ALEX MONJARDIM, FRANCIELE VIEIRA
KARLA MORAES, MAURICIO LIMA
PESQUISA DE CLIMA ORGANZACIONAL
VILA VELHA, ES
2012
ALEX, FRANCIELE VIEIRA
KARLA MORAES, MAURICIO LIMA
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
CEET Vasco Coutinho
Comércio Exterior, Módulo II
Trabalho de Recursos Humanos
Prof.ª Beatriz
Vila Velha, ES
2012
INTRODUÇÃO
A Pesquisa de Clima Organizacional, visa em um primeiro momento, proporcionar a análise da organização com o seu ambiente, bem como o conjunto de condições que caracterizam o estado de satisfação e/ou insatisfação dos colaboradores (empregados) na empresa e das demais pessoas que com eles interagem.
Segundo o site RH portal (2012) “A definição mais usada de Clima Organizacional é a de um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.” A Pesquisa de Clima Organizacional é uma valiosa ferramenta de Gestão Estratégica, pois além de permitir a análise interna e externa, também acompanha o estado de satisfação e comprometimento dos colaboradores com a organização, proporcionando, através de estratégias e ações, o crescimento e desenvolvimento das pessoas e a máxima produtividade e qualidade, visando a consecução e a superação dos resultados pré-estabelecidos pela Direção.
OBJETIVO GERAL Analisar o ambiente de trabalho e as variáveis que o influenciam, positiva ou negativamente, além da satisfação dos colaboradores da organização em relação à diversos fatores, como ambiente de trabalho, comunicação, liderança, motivação, relacionamento interpessoal e outros, possibilitando a resolução dos problemas identificados. De um lado, os consumidores pressionam as organizações pela melhoria da qualidade dos produtos e serviços. De outro lado, os trabalhadores cada vez