Período Das Operações Concretas
O Neste período o egocentrismo intelectual e social ( incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar á emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes ( próprios e de outrem ) e de integra-los de modo lógico e coerente (Rappaport,op.cit. ).
O Aparecimento da criança de interiorizar as ações.
O Conforme pontua La Taille (1992:17) se no período pré-operatório a criança ainda não havia adquirido a capacidade de REVERSIBILIDADE, tal reversibilidade será construída ao longo dos estágios operatório concreto e formal.
Período Das Operações Formais ( 12 Anos Em Diante )
O Nesta fase a criança, amplia as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal.
A visão internacionalista de Piaget: a relação de interdependência entre o homem e o objeto do conhecimento.
O A visão interacionista de Piaget: O objetivismo e o Subjetivismo, ambas são derivadas de duas grandes vertentes da filosofia.
O Assim sendo, a psicologia objetivista, privilegiada a dado externo, afirmando que todo conhecimento provem da experiência; e a psicologia subjetivista , em contraste, calcada no substrato psíquico, entende que todo conhecimento, portanto, a primazia do sujeito sobre o objeto (FREITAS 2000:63)
As consequências do modelo Piagetiano para a ação pedagógica.
O A teoria psicogenética de Piaget não tinha como objetivo principal propor uma teoria de aprendizagem. Coll (1992:172) faz a seguinte observação: Piaget nunca participou diretamente nem coordenou uma pesquisa com objetivos pedagógicos.
O O modelo piagetiano, torna umas das mais importantes diretrizes no campo da aprendizagem escolar, por exemplo nos EUA, na Europa e no Brasil inclusive.
O Uma