Operações concretas - piaget
Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo da criança e, segundo este autor, a inteligência constrói-se progressivamente ao longo do tempo, por estágios ou etapas. Dedicou-se a escrever a evolução do funcionamento cognitivo da criança a partir da observação direta. A finalidade buscada é a adaptação do indivíduo ao meio.
Neste trabalho, serão apresentados conceitos que permitem compreender os processos de adaptação e as fases de desenvolvimento da criança no estágio operatório concreto.
A idade média de sete anos, que coincide com o começo da escolaridade da criança marca uma modificação decisiva no desenvolvimento motor, afetivo, social, e mental.
Operações Concretas - O Desenvolvimento do Sistema Cognitivo
Para Jean Piaget o desenvolvimento do intelecto está associado ao desenvolvimento biológico do ser humano. Dizia que: “A cognição humana é como uma forma específica de adaptação biológica de um organismo complexo a um ambiente completo”.
A descrição piagentiana do desenvolvimento intelectual tem início com o recém-nascido e se estende até a adolescência, período no qual se acredita que o sujeito atinge o máximo de suas capacidades, no que se refere às estruturas intelectuais básicas.
Desde o nascimento até os 6 anos ás crianças passam pelos períodos sensório-motor e pré-operacional. O período operacional lógico refere-se às importantes estruturas cognitivas alcançadas durante os anos intermediários da infância, isto é estuda o período entre os 7 á 12 anos).
Durante o desenvolvimento das operações concretas, os processos mentais de uma criança tornam-se lógicos, desenvolvendo assim ditas por Piaget as “operações lógicas”. Durante este desenvolvimento operacional concreto a criança desenvolve processos de pensamento que podem ser aplicados a problemas reais. Diferentemente do estágio anterior, a criança não apresenta dificuldades na solução de problemas de conservação e apresenta ainda argumentos corretos para suas respostas.