Pim 2 semestre recursos humanos
Unidade II
7 INTRODUÇÃO
Como visto na unidade anterior, a estrutura teórica geral de Jean Piaget foi chamada de epistemologia genética, por desvendar os processos e os mecanismos principais do desenvolvimento cognitivo do ser humano. 5 Ele preocupou-se em saber como o conhecimento progride desde o nascimento até os aspectos mais complexos, até a formatização do conhecimento na adolescência. Praticamente explorou todas as categorias cognitivas.
Concluiu que, ao longo da vida, o ser humano passa por uma 10 série de etapas sequenciais, relacionadas com a idade, podendo, entretanto, variar para cada indivíduo. Explicou que cada estágio, ou etapas, tem muitas formas estruturais detalhadas. A essas etapas deu o nome de estágios, explicando que seus surgimentos, ou seja, sua ordem de aparecimento, são os mesmos para todas 15 as crianças. Considerou, ainda, a influência da qualidade do meio físico e social nos quais a criança é criada. Assim, dependendo do estágio em que a criança se encontra, fornecerá explicações diferentes da realidade. Piaget demonstrou que existem quatro estágios, quatro estruturas de desenvolvimento cognitivo no ser humano: período 20 sensório-motor, período pré-operacional, período das operações concretas e período das operações formais. Deu, assim, origem à teoria cognitiva.
A teoria cognitiva de Jean Piaget apresenta quatro estágios: sensóriomotor, pré-operacional, operações concretas e operações formais.
17
Unidade II
8 PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR
O período sensório-motor vai do nascimento até os dois anos de idade, aproximadamente.1 Refere-se ao período anterior à linguagem. A vida mental reduz-se ao exercício de aparelhos reflexos, às coordenações 5 sensoriais e motoras de fundo hereditário que correspondem a tendências instintivas, como a nutrição. As construções efetuam-se, exclusivamente, apoiadas em percepções e movimentos, ou seja, por meio de uma coordenação sensóriomotora das