Periodo operatorio concreto
Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo da criança e, segundo este autor, a inteligência constrói-se progressivamente ao longo do tempo, por estágios ou etapas constantes e seqüenciais, ou seja, de ordem invariável.
Dedicou-se a escrever a evolução do funcionamento cognitivo da criança a partir da observação direta e através do estudo longitudinal da evolução de diversas estratégias que ela utiliza para resolver um problema experimental. A finalidade buscada é a adaptação do individuo ao meio.
Segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o individuo constrói e reconstrói continuadamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.
Neste trabalho, serão apresentados conceitos que permitem compreender os processos de adaptação e as fases e estágios de desenvolvimento da criança no estágio operatório concreto.
O período operatório concreto é extremamente rico em termos de desenvolvimento cognitivo, social e pessoais (identidade própria).
A idade média de sete anos, que coincide com o começo da escolaridade da criança marca uma modificação decisiva no desenvolvimento mental. Em cada um dos aspectos complexos da vida psíquica, quer se trate da inteligência ou da vida afetiva, das relações sociais ou da atividade propriamente individual, observa-se o aparecimento de formas de organizações novas, que completam as construções esboçadas no decorrer do período anterior, assegurando-lhes um equilíbrio mais estável e que também inauguram uma série ininterrupta de novas construções.
2. O Desenvolvimento do Sistema Cognitivo
Para Jean Piaget o desenvolvimento do intelecto está associado ao desenvolvimento biológico do ser humano, e ele chamava esse desenvolvimento de esquemas. Os esquemas são estruturas cognitivas que não são permanentes, e se transformam de acordo com a evolução do ser.