Periodo operatorio concreto
1716 palavras
7 páginas
Segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuadamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. O período operatório concreto é extremamente rico em termos de desenvolvimento cognitivo, social e pessoais (identidade própria). A idade média de sete ano, (isto é, estuda o período entre os 7 e 11 anos) que coincide com o começo da escolaridade da criança marca uma modificação decisiva no desenvolvimento mental. Em cada um dos aspectos complexos da vida psíquica, quer se trate da inteligência ou da vida afetiva, das relações sociais ou da atividade propriamente individual, observa-se o aparecimento de formas de organizações novas, que completam as construções esboçadas no decorrer do período anterior, assegurando-lhes um equilíbrio mais estável e que também inauguram uma série ininterrupta de novas construções. Para começar entender o processo de organização e de adaptação intelectual, como visto por Piaget, quatro conceitos cognitivos básicos precisam ser dominados. São eles os conceitos de esquema, assimilação, acomodação, equilibração. Estes conceitos são usados para explicar como e por que o desenvolvimento cognitivo ocorre.
Esquema
Esquemas são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio. Esquemas são as estruturas que se adaptam e se modificam com o desenvolvimento mental. São ainda estruturas intelectuais que organizam os eventos como eles são percebidos pelo organismo e classificados em grupos, de acordo com características comuns.
Esquemas não são objetivos reais, mas são vistos como conjunto de processos dentro do sistema nervoso. Como tal, os esquemas não têm correlatos físicos e não são observáveis. Uma