Aprendizagem Cognitiva
Questões
1. Período sensório motor. Pense em um recém-nascido e nos progressos que faz até dois anos. Explique e descreva a evolução intelectual a partir da interação com o meio físico e social. O período sensório-motor ocorre desde o nascimento até 2 anos de vida, se caracteriza como a fase que a criança desenvolverá aquisições para a construção da inteligência. Está é a fase onde o bebê começa a reconhecer uma existência externa a ele, adquirindo autonomia para, sentir/perceber o mundo em sua volta e explorar/atuar sobre ele, coordenando essas sensações juntamente com comportamentos motores simples, como por exemplo: deslocando seu corpo, movimentando se olhos, sucção... Desta forma, percebe-se que é explorando os meios físicos e sociais através de atividades motoras simples, que o bebê começa a construir sua inteligência. As principais características observáveis durante a fase sensório-motora são: a exploração manual e visual do ambiente; ações como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar; coordenação das ações que proporciona o surgimento do pensamento; a centralização do próprio corpo; e a noção de permanência do objeto.
2. Período pré-operatório. Identifique o que a criança é capaz de realizar na faixa etária de 2 a 7 anos e o que ela utiliza para expressar seus progressos.
O período Pré-Operatório está marcado principalmente com o início da linguagem, e com o aparecimento da atividade de representação que modifica as condutas práticas, ou seja, a criança passa a fantasiar e imitar o que vê. As primeiras reconstituições linguísticas de ações surgem junto à reprodução de situações ausentes, através da brincadeira simbólica e da imitação, quando a criança começa a verbalizar o que só realizava motoramente. Nesta fase ocorre a passagem do plano de ação (característica do período sensório-motor), para o plano de representação, ocorrendo então à transformação dos esquemas de ação em esquemas mentais. A criança desta forma