Resumo : Ausubel e a Teoria da Aprendizagem Cognitiva
Teoria da Aprendizagem Cognitiva de Ausubel consiste na apreensão de conteúdos através de um ordenamento hierárquico conhecido como estrutura cognitiva. Desse modo esses novos conhecimentos seriam assimilados à estrutura cognitiva através dos conhecimentos já obtidos anteriormente definidos por Ausubel como “subsunçores”, que servirão como portos para ancoragem de novas informações. A aprendizagem significativa consistiria então, na ligação dos novos conhecimentos com os velhos conhecimentos diferentemente da aprendizagem mecânica onde essa ligação não aconteceria ou aconteceria posteriormente, diminuído assim a eficácia do processo de aprendizagem.
A aprendizagem significativa seria dividida em três tipos: “Aprendizagem Representacional ou Primária” que dá significado à símbolos como sons e caracteres linguísticos unitários; o tipo básico de aprendizagem humana. “Aprendizagem de Conceitos” mais abstrata e abrangente que a representacional daria significados mais complexos como à palavras por exemplo. Já a “Aprendizagem Proposocional” seria a mais complexa dando significado a estruturas como frases e textos.
Para ele deveria haver três condições básicas para a efetivação do processo de aprendizagem significativa, primeiramente deveria haver um conteúdo mínimo na estrutura cognitiva de forma para ancoragem dos novos conhecimentos, em segundo lugar um material potencialmente significativo, organizado de forma sistemática de conceitos mais amplos à conceitos mais específicos com linguagem que propicie a comunicação com o aprendiz e por fim uma disposição do aprendiz para relacionar os novos conhecimentos a sua estrutura cognitiva por isso Ausubel é definido como construtivista em seus estudos por considerar que o aprendiz constrói seu próprio conhecimento.
Fazendo uma relação entre a abrangência dos subsunçores e os novos conhecimentos a aprendizagem significativa poderia ser classificada de três formas: Subordinada,