Período Operatório concreto (7 a 8 anos)
3ª Infância
Desenvolvimento do auto-conceito
Sistemas representacionais por volta dos 7 ou 8 anos de idade, a criança atinge o terceiro dos estágios neopiagetianos de desenvolvimento do auto-conceito descritos no julgamento sobre a própria identidade tornam-se mais conscientes, realistas, equilibrados e abrangentes a medida que a criança forma sistemas representacionais: auto-conceitos amplos e inclusive que interagem vários aspectos da identidade. (Harter,1993,1996,1998)
Auto-Estima
Segundo Erikson(1982), um importante determinante de auto-estima é a visão que a criança tem de sua capacidade para o trabalho produtivo. A questão ao ser resolvida na terceira infância é a da produtividade versus inferioridade. As crianças precisam aprender habilidades valorizadas em sua sociedade.
Autonomia
Um segundo maior avanço no desenvolvimento da afetividade no período das operações concretas é a emergência dos sentimentos autônomos e seus eventuais produtos.
Crescimento Emocional e Comportamento Pró-Social
A medida que as crianças crescem, tornam-se mais pacientes de seus próprios sentimentos e também dos outros. Podem controlar melhor suas emoções e responder ao sofrimento emocional alheio(Saarni Et Al;1998)
Por volta dos 7 e 8 anos a criança tem consciência que sente vergonha e orgulho e tem uma idéia mais clara da diferença entre culpa e vergonha(Harris, Olthof, Meerum Terwogt e Hardnan 1987;Olthof, Schowten, Kwper, Stegge e Jennekens-Schinkel, 2000).Essas emoções afetam a opinião que elas têm de si próprias(Harter,1993,1996). As crianças também sabem verbalizar emoções conflitantes.
Auto-Regulação Emocional
A auto-regulação emocional envolve o controle voluntário das emoções, da atenção e do comportamento(Eisemberg et al, 2004). Crianças de baixo controle voluntário tem de a se tornar visivelmente zangadas ou frustradas quando interrompidas ou impedidas de fazer algo que queiram fazer. Crianças com auto-controle