o saber
Piaget
Piaget (1896-1980) foi um psicólogo e filósofo suíço, conhecido pelo seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando o seu processo de raciocínio. Os seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia. Piaget ao longo do seu estudo identificou 4 estádios de desenvolvimento: Sensório-motor (0 – 18/24 meses) Pré-operatório (2 – 7 anos) Operações concretas (7 – 12 anos) Operações formais (11/12 – 15/16 anos) Cada estádio é definido por diferentes formas do pensamento. A criança deve atravessar cada estádio segundo uma sequência regular, ou seja, os estádios de desenvolvimento cognitivo são sequenciais. Se a criança não for estimulada/motivada na devida altura não conseguirá superar o atraso do seu desenvolvimento. Assim, torna-se necessário que em cada estádio a criança experiencie e tenha tempo suficiente para interiorizar a experiência antes de prosseguir para o estádio seguinte. O estádio que se encontra dentro da nossa faixa de etária em estudo é o estádio das operações concretas e por isso é sobre ele que vamos falar.
Estádio das operações concretas (7 – 12 anos)
Para Piaget é neste estádio que se reorganiza verdadeiramente o pensamento. É a partir deste estádio que começam a ver o mundo com mais realismo, deixam de confundir o real com a fantasia. É neste estádio que a criança adquire a capacidade de realizar operações. Podemos definir operação como a ação interiorizada composta por várias ações. A criança já consegue realizar operações, no entanto, precisa de realidade concreta para realizar as mesmas, ou seja, tem que ter a noção da realidade concreta para que seja possível à criança efetuar as operações.
Para compreendermos qual o especto fundamental do período, utilizamos a experiência dos copos de água para tentar explicar. Se no