saberes
Karen Angélica Silva Ferreira RA75355
Léia Cristina da Silva Vicente RA75849
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
Nas ultimas décadas, tem se discutido muito sobre os saberes docentes; onde o educador em sua prática pedagógica atua em diferentes situações, precisando agir de maneira diferenciada, mobilizando diferentes teorias, metodologias e habilidades.
O saber profissional dos professores constitui-se não somente por um saber especifico, mas por vários saberes, de diferentes matizes, origens e também o “saber fazer” e da experiência.
Alguns teóricos destacam mais os componentes afetivos, assimilando o ensino a um processo de desenvolvimento pessoal, outros privilegiam uma visão ética, política, e aqueles que assimilam o ensino a uma arte, cujo objetivo é a transmissão de conhecimento e valores.
Para Pimenta (1999), constituem esses saberes p em três categorias: saberes do conhecimento, saberes pedagógico e saberes da experiência. Para Tardif esses saberes são plurais e se caracteriza por saberes da formação profissional, saberes disciplinares, saberes curriculares e saberes da experiência.
Freire diz que ensinar exige rigorosidade, metódica, pesquisa, respeito aos saberes dos educandos, criticidade, ética, consciência do inacabamento, entre outros.
Neste estudo também foca-se os saberes docente e a experiência profissional, buscando as relações dos saberes com a formação docente, a prática pedagógica e a atuação na escola. Analisando os saberes advindos antes da docência e os saberes produzidos durante a pratica pedagógica.
2.SABERES DA DOCÊNCIA
O professor possui os mais variados saberes, e necessitam deles para atuar em diferentes situações, no qual o trabalho docente exige.
Mas, por que é necessário possuir vários saberes? Porque os professores planejam sua atividades