ARMAZENAGEM DE PRODUTOS
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
ARMAZENAGEM DE PRODUTOS
PROFESSOR: EPITÁCIO GUEIROS
DISCIPLINA: GESTÃO DA CADEIADE SUPRIMENTO
ALUNAS: ANTONIETA BATISTA ÉRICA SILVA RAPHAELA MENDES
RECIFE-PE
2013
ARMAZENAGEM DE PRODUTOS
Armazenagem, manuseio e controle de mercadorias são componentes essenciais do conjunto de atividades logísticas, pois seus custos envolvem elevada porcentagem dos custos totais logísticos de uma empresa. É uma atividade que diz respeito à estocagem ordenada e a distribuição de produtos acabados dentro da fabrica ou em locais destinados a este fim, pelos fabricantes, ou através de um processo de distribuição.
A essência fundamental da armazenagem é estar provido de espaço para o fluxo de materiais entre as funções comerciais e operacionais que em grande parte não mantem uma frequência de fluxo, variando em função da demanda e capacidade de produção.
Os objetivos da armazenagem de produtos são vários, o objetivo primário da armazenagem é o de guardar a mercadoria por um determinado período, isso quer dizer que a mercadoria deve ser mantida no depósito por certo período, até que seja o momento de sua consumação ou comercialização, características importantes também levadas em conta são: segurança, extravios e furtos.
A armazenagem está diretamente relacionada com a localização das instalações, ou seja, de acordo com a localização das fontes de matérias-primas, do mercado e das vias de acesso (rodovias, ferrovias, portos, dutos etc), haverá necessidade de maior ou menor quantidade de centros de armazenagem ou distribuição. O produto a ser distribuído, a variação de seu peso durante o processo produtivo (aumento ou redução), o seu manuseio e a atividade de empresa também determinarão a necessidade de um armazém, sua localização e função.
1. ESPAÇO FÍSICO
Quando as demandas pelos produtos das empresas forem todas conhecidas com exatidão e, também, se as mercadorias