Perícia
Podemos concluir que a perícia contábil é uma tecnologia por ser um instrumento da contabilidade e pautar-se em todo o arcabouço teórico da contabilidade.
2- O perito Contador é um auxiliar eventual da justiça. Explique o que você entendeu sobre essa frase.
A eventualidade do perito contador está fundamentada no art. 139 do Código de Processo Civil. Ou seja, como não há a necessidade constante de realização de perícias na esfera judicial, não faz sentido o poder judiciária manterem seu quadro de funcionários efetivos profissionais específicos para tarefas específicas. Neste sentido, quando houver a necessidade de realização de uma perícia (contábil, médica, engenharia, etc.) o juiz nomeará um profissional para o trabalho que demanda de uma opinião técnica. O que implica em dizer que ele não possui vínculo empregatício com a justiça.
3- Qual é a função do perito contador e da pericia contábil.
A função do perito contador é auxiliar a justiça na resolução dos litígios, emitindo prova pericial contábil, isto é, o laudo, devidamente fundamentado ara que o juiz possa tomar sua decisão. Com isto ele estará ajudando a promover a justiça social. A função da perícia contábil também é auxiliar a justiça utilizando de todas as técnicas e tecnologias disponíveis para gerar um laudo confiável.
4- Cite as características que o perito contador deve possuir quando do exercício da profissão.
O perito deve ser zeloso pelo seu trabalho, imparcial, independente, conhecer os aspectos ficais e contábeis, ser ético, possuir moral ilibada, ser humilde para recusar trabalhos que não possua conhecimentos para realizá-lo.
5-Cite três diferenças entre pericia contábil e auditoria.
O perito contador possui autoridade concedida pelo juiz no ato de sua nomeação, isto é, ele pode requerer de qualquer órgão, público ou privado, documentos para a realização da perícia. O auditor não possui esta autoridade, pois ele é contratado