Recuperação Estrutural
RELATÓRIO (RECUPERAÇÃO ESTRUTURAL)
VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
2014
Relatório sobre palestra (Recuperação Estrutural) na semana de engenharia 2014 FTC, ministrado pelo o engenheiro civil Marcelo Lafayette.
VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
2014
Objetivo:
Com o passar dos anos, tanto a ação do tempo, quanto a de produtos químicos sob as estruturas de prédios, estádios, pontes, entre outros, pode ocasionar o comprometimento de toda a construção. Uma das ações paliativas mais recomendadas para esse caso é a recuperação estrutural, que visa reforçar toda a estrutura comprometida devido a esses diversos fatores que provocam sua deterioração e conseqüente perda das condições de trabalho.
O segmento de recuperação estrutural e reforço visa a reconstituição destes elementos, devolvendo as mesmas características originais de uso e estabilidade, ou ainda implementando sua capacidade, portanto, em caso de nova necessidade de utilização.
Os desafios, porém, são grandes, e freqüentemente o serviço de recuperação é mais complicado do que uma nova construção.
Desafios:
Estrutura em uso.
Acesso difícil.
Preço.
Serviço lento.
Compatibilidade de materiais
Origens:
Tudo tem início com a identificação do problema que compromete a estrutura. Equívocos de concepção e planejamento, elementos de projetos inadequados, falta de compatibilidade entre os projetos, erros de dimensionamento e detalhamentos insuficientes são algumas das falhas que podem levar a patologias e, por conseqüência, à necessidade de reparos.
Falha de Projetos 18%.
Erro de execução 51%.
Baixa de qualidade de materiais 7%.
Deficiência no uso e manutenção.
RECUPERAÇÃO:
Após análises rigorosas para identificar a causa da patologia deve ser escolhido o tipo de tratamento que será aplicado. Isso depende, em primeiro lugar, da anomalia detectada. O processo para