Perspectivas actuais da educação
Obra: Perspectivas atuais da educação.
Ideia: Importância das teorias do passado que podem continuar na educação do futuro e como a educação pode superar a perplexidade e a crise do novo milénio.
Fundamentaҫão do Autor:
De acordo com Godotti (2000, p.1) o mundo nos finais do Século XX foi marcado por profundas mudanças nos sectores sócio-económico, político, cultural, científico e tecnológico. Além destas mudanças, destacou-se o surgimento de grandes movimentos sociais e a era da informação causada pelas transformações tecnológicas.
Segundo o autor acima referenciado, o início do Século XXI apresentou-se como “um tempo de expectativas, de perplexidade e da crise de concepções e paradigmas”. Para Godotti, este tempo foi propício para novas mudanças e rico em possibilidades que poderão oferecer um futuro promissor à educação.
Godotti (2000, p.2) entende as perspectivas em educação como o “espírito” presente nas ideias, nos valores e nas práticas educacionais que marca o passado, caracteriza o presente e abre possibilidades para o futuro.
As teorias do passado que segundo Godotti (2000, p.3) podem continuar no futuro são:
• Educação Tradicional: originou-se nas classes da Idade Antiga e era destinada a uma minoria, cujo declínio iniciou com o movimento renascentista, mas sobrevive ainda hoje.
• Educação Nova: surgiu a partir da obra de Rousseau e desenvooveu-se nos dois últimos séculos trazendo consigo contribuições para o campo das ciências da educação e das metodologias de ensino.
• Educação internacionalizada: trata-se da uniformidade da educação pelos sistemas de ensino. Actualmente, todos os sistemas educacionais contam com uma estrutura básica semelhante.
Conforme Godotti (2000, p.4) existem três paradigmas em educação relacionados à era da cultura digital: holonômicos, clássicos e educação popular.
Os paradigmas holonômicos tem por finalidade restaurar a totalidade do sujeito, ou sejam, estes