Personalidade - comportamento organizacional
A Personalidade é uma estrutura das características de cada indivíduo, tornando-nos ùnicos, distinguindo-nos de todos os outros; e o estudo sobre, permite que se tenha uma visão mais detalhada de suas características, para desenvolvê-las, conhecê-las ou diagnosticar características não desejáveis.
Existem diversas Teses sobre o assunto, porém a Tese de Freud teve uma ajuda significativa e influenciou profundamente nos aspectos da nossa cultura.
A Motivação tem relação com a personalidade e é fruto da força interior do indivíduo, é a força que é direcionada ou intensificada por objetivos de cada indivíduo. Por isso a importância dela tanto na vida pessoal quanto na vida profissional de qualquer um.
Teoria da Personalidade
Sigmund Freud
Ordenou em três componentes básicos a estrutura da psique: o Id, o Ego e o Superego.
ID EGO SUPEREGO
Composto por tudo o que é herdado, que se está presente no nascimento e está presente na constituição; é a estrutura da personalidade original, básica e central do ser humano, que é também o reservatório de energia de toda a personalidade.
Os conteúdos do Id são quase todos inconscientes, eles incluem configurações mentais que nunca se tornaram conscientes, assim como o material que foi considerado inaceitável pela consciência. Um pensamento ou uma lembrança, excluído da consciência mas localizado na área do Id, será capaz de influenciar toda vida mental de uma pessoa.
O Ego é a parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade extern; riginalmente criado pelo Id na tentativa de melhor enfrentar as necessidades de reduzir a tensão e aumentar o prazer. E para fazer isto, o Ego tem de controlar ou regular os impulsos do Id, de modo que a pessoa possa buscar soluções mais adequadas, ainda que menos imediatas e mais realistas. Esta última estrutura da personalidade se desenvolve a partir do Ego. O Superego atua como um juiz ou censor sobre as atividades e pensamentos do Ego, é o