Clima organiz
Publicado em: 03/10/2012 – Artigonal
1. Introdução
A evolução da teoria da administração e a mutação do mercado bastante competitivo e exigente têm despertado na gestão de pessoas a necessidade de estudos mais detalhados sobre os fatores que influênciam a personalidade do individuo e seu comportamento na organização.
Stephen Robbins (2008, p. 06), define comportamento organizacional como um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o proposito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
De acordo com Maximiliano (2000, p. 243 e 244), o objetivo implícito do enfoque comportamental é fornecer instrumentos para administração das organizações, tendo por base o conhecimento sobre o comportamento das pessoas, como indivíduos e membros de grupos.
Segundo Chiavenato (1999, p.304) é o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.
Então entendemos que o comportamento organizacional esta direcionado ao estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento pode ajudar ou prejudicar o desempenho da empresa, dá ênfase ao trabalho, a produtividade, ao absenteísmo, administração e desempenho humano; As disciplinas que contribuem para o seu estudo é a psicologia, sociologia, psicologia social, antropologia, ciência politica. A união de tais disciplinas dá origem a três áreas de estudo, ao estudo do indivíduo, grupo e o sistema organizacional, fundando assim a ciência do comportamento organizacional.
A importância da gestão de pessoas em entender o comportamento do indivíduo nos direciona a delimitar neste