Tipos de personalidade
O presente trabalho visa abordar a importância da personalidade, bem como seus tipos, traços e perfis para os gestores e/ou empresários, bem como para as próprias empresas.
Pretende mostrar que as organizações são uma combinação de recursos humanos, financeiros, materiais, tecnológicos, dentre outros, com a finalidade de atingir um objetivo comum, e que essa meta seria impossível de se alcançar se não houvesse um estudo relacionado à personalidade de cada um dos colaboradores da organização, denominado Comportamento Organizacional.
Assim como as teorias administrativas não são estáticas, ao contrário, mudam constantemente à medida que o mercado necessite de mudanças, o Comportamento Organizacional é uma arma poderosíssima no que tange a essas táticas administrativas, pois estuda uma das “peças” mais importantes da máquina organizacional: o ser humano e suas particularidades.
CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional (CO) é o estudo de indivíduos e grupos em organizações, bem como a estrutura e o comportamento das próprias organizações. O propósito desse conhecimento é promover a melhoria da eficácia organizacional.
O estudo do comportamento organizacional inclui tópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.
Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas organizações.
PESSOA E PERSONALIDADE
O que é Personalidade
A principal característica de todo o indivíduo é a personalidade, que engloba os mais diversos fatores que permitem a identificação e/ou diferenciação uns dos outros, tornando-o único. A personalidade abrange todos os traços de comportamento e as