Perpetuação das instituições escravocratas
O autor Othon Moacyr Garcia, no texto 04 diz que na argumentação expressamos o que sabemos sobre determinado assunto e ainda tentamos convencer o leitor ou ouvinte de que estamos certos sobre nosso entendimento. Já Joseval Martins Viana diz que além de convencer o leitor, na argumentação temos que persuadir, ou seja, fazer com que o leitor além de aceitar nossa tese ainda a divulgue e a pratique.
Por fim, Maria do Carmo Oliveira, autora de ARGUMENTAÇAO JURIDICA: COMUNICAÇÃO, ORATORIA E FERRAMENTA ESTRATEGICA PARA O OPERADOR DO DIREITO nos leva ao surgimento da argumentação, quando cita Sócrates e Aristóteles na essência do dialogo e argumento.
2. Argumentação Formal a. Perpetuação das instituições escravocratas
O trabalho sobre o qual se pauta este tema tem como principal objetivo refletir, e analisar e entender o que é perpetuação das instituições escravocratas. Perpetuação que dizer algo que dure para sempre. Instituições é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente. Escravocratas são aqueles que possuem escravos é são a favor da escravidão.
O conto "Pai Contra Mãe" produzido por Machado de Assis critica principalmente a sociedade, a escravidão e a desigualdade social. Nos deixa pensar sobre o certo ou errado, pois este luta de maneira errada em nosso pensamento dos dias de hoje, por isso que o conto depende do ponto de vista. As ironias desse conto são quase imperceptíveis, pois Machado as escreve de forma sutil e delicada, sendo uma de suas características. Pude perceber que no famoso conto ‘Pai contra Mãe’, Machado de Assis critica o preconceito e o racismo, as desigualdades sociais e a escravidão, no século XVIII.
O fato e que ainda que variando, escritor de modo realista, com problemas e personagens típicos que se entende como situação que aconteceu de "verdade", mas de certa forma é uma situação verdadeira, pois Machado de Assis retrata nada mais, nada