Pericia
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Elaborado por:
Cristiana Gomes
Perícia Contábil
Introdução
A Perícia Contábil é o conjunto de procedimentos técnicos que tem por finalidade a emissão de laudos sobre questões contábeis, mediante exames, vistoria e indagação. O contador, na função de perito-contador ou assistente, deve manter adequado nível de competência profissional. Competência é exercício do conhecimento de forma adequada e persistente em um trabalho ou profissão. Dentro desse contexto, o objetivo desse artigo constitui em verificar a competência profissional nos trabalhos desenvolvidos pelos perito-contadores através de uma de campo na visão daqueles que utilizam os seus serviços: os procuradores do Ministério Publicam do Distrito Federal e Território (MPDFT). Os resultados obtidos revelam que os peritos contadores apresentam a prova pericial com um grau elevado de competência profissional em aspectos, como: laudos apresentados de forma técnica, cientifica, fundamentada e desenvolvimento de forma lógica e correta.
A perícia Contábil é um dos segmentos da contabilidade que está em desenvolvimento e seu papel é de extrema importância para auxiliar o magistrado na tomada de decisões junto às causas trabalhistas. Observa-se que o papel da perícia é de gerar informações que permitam a tomada de decisões por parte do magistrado com base nos cálculos trabalhistas com dados consistente, precisos e reais. (CREPALDI, Silvio Aparecido, 1993.).
A perícia contábil e uma tecnologia contábil porque é a aplicação dos conhecimentos científicos da contabilidade.
A tecnologia da perícia é a que enseja opinião sobre verificações feitas, relativas ao patrimônio individualizado (de empreendimentos ou de pessoas).
Tal verificação, por natureza, é determinada ou requerida; alguém interessado pede a opinião. (CREPALDI, Silvio Aparecido,