Perguntas e Respostas Sociedade em Rede Prólogo
O capitalismo visa à maximização de lucros, ou seja, o aumento do excedente apropriado pelo capital com base no controle privado sobre os meios de produção e circulação. O estatismo visa à maximização do poder, ou seja, o aumento da capacidade militar e ideológica do aparato político para impor seus objetivos sobre um número maior de sujeitos e nos níveis mais profundos de seu consciente.
3 – Compreender o que o autor apresenta como industrialismo e informacionalismo;
O industrialismo é voltado para o crescimento da economia, isto é, para a maximização da produção. Já o informacionalismo visa desenvolvimentos tecnológicos, ou seja, a acumulação de conhecimentos e maiores níveis de complexidade do processamento da informação. Embora graus mais altos de conhecimentos geralmente possam resultar em melhores níveis de produção por unidade de insumos, é a busca por conhecimentos e informação que caracteriza a função da produção tecnológica no informacionalismo.
4 – Compreender o que o autor apresenta como sociedade informacional;
Ele compreende que existe a nova estrutura social associada ao novo surgimento de um novo modo de desenvolvimento "procedimentos mediante os quais os trabalhadores atuam sobre a matéria para gerar o produto, em última análise, determinando o nível e a qualidade do excedente" (Castells, 1999:34). Acredita que cada modo de desenvolvimento é definido pelo elemento que promove a produtividade. Levando a crer que o que define o modo informacional de desenvolvimento é a ação de conhecimentos sobre os próprios conhecimentos como principal fonte de produtividade que, segundo o autor, nos conduz a um novo paradigma tecnológico, baseado na tecnologia da informação.
6 - Compreender o que o autor apresenta como relações sociais historicamente determinadas de produção, existência e poder;
O autor diz que a produção é a ação da humanidade sobre a matéria (natureza)