Perguntas sobre o livro "ser criativo"
Perguntas e respostas sobre o livro
Capítulo 1: Inspiração e o fluir do tempo
1) Qual a relação que o autor estabelece entre a improvisação e a necessidade de viver o presente?
Resposta: Segundo o autor, viver o presente é uma das chaves para a realização pessoal. Não sabemos o que pode acontecer no momento seguinte, e é essa incerteza que nos bloqueia no momento de criar.
Capítulo 2: O veículo
2) De acordo com o autor, quando a pessoa torna-se um artista, o que é mostrado em sua obra: a natureza original ou a personalidade moldada pela realidade? O que podemos notar com isso?
Resposta: Nascemos com uma natureza original, mas acabamos sendo moldados pelas circunstâncias e é esse lado que acaba sendo mostrado ao mundo. Apesar disso, quando a pessoa torna-se um artista ela mostra em sua obra a sua lógica interna e inconsciente de ser.
Desse modo podemos perceber o caráter de uma pessoa através do modo como ela dança, canta, escreve etc.
Capítulo 3: A Corrente
3) O que, segundo o autor do livro, os antigos taoístas queriam expressar ao dizer que o ser em estado de meditação é um "bloco de tempo ainda não esculpido"?
Resposta: Ele usa a comparação entre o que a pedra é para o escultor, a igualando com o que o tempo é para o músico. Pois ao se preparar para tocar o músico tem diante de si um bloco de tempo ainda não esculpido. E é a partir desse tempo que ele consiga talvez fazer deslizar um arco de violino, um instrumento capaz de revelar e/ou libertar as formas que estão latentes naquele único momento do tempo.
Capítulo 6: Desaparecer
4) O que o autor do livro quis dizer ao escrever que para que a arte apareça, temos que desaparecer?
Resposta: Normalmente a arte acontece quando olhos e ouvidos se atraem para alguma coisa: uma árvore, uma nuvem, o reflexo do Sol nas folhas de um orvalho, etc. Assim nossa mente e sentidos ficam por uns instantes presos nessa experiência. Desprendemo-nos de tudo, inclusive de nós para assim