Org2
R: Endereçamento imediato = + amplos
O campo endereço contém o próprio operando direto e não o endereço onde ele está armazenado. Ele é imediato porque é buscada na memória ao mesmo tempo em que a instrução é buscada.
Vantagem: não tem acesso a memória para buscar operando.
Desvantagem: tamanho restrito de bits para representar o campo operando, alem disso o valor não pode ser modificado.
Endereçamento direto – Iremos fornecer o endereço da palavra de memória onde o operando está contido.
Vantagem: O valor do operando pode ser modificado; especifica variáveis.
Desvantagens: Os valores dos endereços diretos são muito curtos para endereçar todos os espaços de endereçamento.
Ex: Se o campo endereço tem 4 bits, podemos endereçar 16 celular de memória, podendo ter que realizar acessos extras a MP.
Endereçamento por registradores - Iremos fornecer o endereço da palavra de memória onde o operando está contido, assim como no endereçamento direto, a diferença é que o operando estará armazenado no registrador e não na MP.
Como o numero de registradores é bem menor que o numero de palavras de memória, o campo de endereçamento é mais curto assim, formatos de instrução #s são utilizados para representar op dos registradores e op da MP.
Para saber se o operando da instrução pertence a Mp ou aos registradores, deve se por 1 bit a + para identificar se deseja acessar a MP ou 1 dos registradores.
Vantagem: Os acessos aos registradores são + rápidos que a TAP; Como são pequenos em pequenos números são necessários poucos bits para endereçá-los.
Desvantagem: Complica muito a programação, isto é, a manipulação; existem poucos regs então a capacidade é reduzida.
Endereçamento indireto: O campo operando contem endereço para a memória principal que aponta para outro endereço onde esta o valor.
Vantagem: implementação de ponteiros.
Desvantagens 2 ou + acessos a MP.