Resumo A Arte do Planejamento
Trabalho de Redação Publicitária
Professor: Sérgio Menezes
Curitiba/PR
2015
Resumo do livro; A Arte do Planejamento: Verdades, Mentiras e Propaganda.
Capítulo 1 - Sem espaço para o rato.
O autor começa o livro de uma forma que poucas pessoas que estão lendo um livro sobre planejamento publicitário esperam. Falando que é formado em geografia e explicando o processo de triangulação em um mapa para se encontrar, caso esteja perdido. A princípio esta conversa do autor não parece ter muito a ver com a essência do livro, mas daí pra frente que ele começa a interligar a técnica de triangulação a partir de referências com situações que profissionais de Propaganda passam diariamente.
“As chances de encontrar uma solução ou encontrar a verdade, crescem à medida que mais perspectivas são levadas em contas”. Esta é uma frase dita por ele no livro, que nos faz entender perfeitamente que ao iniciar uma campanha, é necessário traçar diretrizes, ter uma perspectiva, ou seja, delinear os pontos que ajudarão a desenvolver a campanha.
Segundo Steel, existem três pontos que devem ser considerados pela propaganda: a perspectiva comercial do cliente, a perspectiva criativa da agência e as opiniões de valores do target, sendo essa a mais importante, pois afinal de contas a campanha é destinada a eles.
O modelo mais eficaz de propaganda segundo o autor, envolve o consumidor de duas maneiras:
1. Envolver os consumidores no processo de desenvolvimento da comunicação
2. A segunda é a comunicação. Segundo o autor, a Publicidade funciona melhor quando não impõe o que o consumidor deve pensar, mas sim lhe permite ter liberdade de pensar sobre o assunto.
Seguindo essa linha de raciocínio, para Steel a única forma de aumentar as chances de sucesso é colocar-se mentalmente na cabeça de outra pessoa, no caso, tentar entender como elas pensam.
“Se você vai aprender