Performace do motor
Conceito: é o desempenho do motor, avaliado principalmente pela potencia que ele desenvolve em diversas situações.
Torque e potência Torque: É capacidade de fuma força produzir uma rotação. No motor do avião o torque indica o esforço rotacional do eixo sobre a hélice. Potência: É o trabalho que o motor realiza por uma unidade de tempo.
Os fatores mais importantes na determinação da potencia de um motor são a cilindrada, a eficiência, e a velocidade de rotação.
Cilindrada: É o volume deslocado pelo pistão durante o seu curso, o volume que ocupa o espaço entre os pontos mortos. É importante não confundir cilindrada com volume do cilindro, sendo que a cilindrada é a soma do volumes de todos os pistões.
Eficiência ou rendimento: Indica a parcela da energia calorífica do combustível aproveitada pelo motor. Nos motores a eficiência varia em torno de 25 a 30%. A eficiência depende da melhor construção do motor, e elevada taxa de compressão. Taxa de compressão é o quociente entre o volume do cilindro e o volume da câmera de combustão. Para aumentar a eficiência do motor, seria ideal se pudéssemos adotar taxas de compressão muito elevadas.
Limitações de rotação da hélice: Por razões aerodinâmicas, a eficiência do motor cai quando as pontas da hélice atingem velocidades próximas ao som. Por isso os motores aeronáuticos são geralmente de baixa rotação e torque elevado. Mas motores com altas rotações acionam as hélices por meio de engrenagem de redução.
Potencia teórica: É a potência liberada pela queima do combustível, e representa a totalidade da energia contida no combustível.
Potencia indicada: É a potência desenvolvida pelos gases queimados sobre o pistão.
Potência efetiva: É a potencia que o motor fornece no eixo da hélice. Ela é igual a potencia indicada, mas tem perdas devido ao atrito nas peças internas do motor.
Potência máxima: É a potência efetiva máxima que o motor pode oferecer. Normalmente