Aprendizagem e desenvolvimento motor
Este ensaio apresenta conceitos básicos de desenvolvimento motor e suas implicaçoes para a educaçao física escolar. A partir da discussao do significado do movimento para os sistemas vivos argumenta-se sobre a necessidade de uma melhor compreensao do movimento como uma forma básica pela qual a interaçao ser humano-ambiente ocorre. A seqüência de desenvolvimento motor é discutida como fonte de informaçoes para estruturaçao de programas de atividade motora e para a formulaçao de teoria. Vários modelos de seqüência sao analisados e suas implicaçoes para a pesquisa e atuaçao sao discutidas. Maturaçao é vista como indissociável da experiência na seqüência de desenvolvimento. A organizaçao do sistema nervoso necessita de estímulos específicos do ambiente e a educaçao física escolar pode atuar como elemento facilitador desse processo. Movimentos fundamentais sao discutidos a partir de duas maneiras em que a orientaçao ao produto e ao processo pode ser entendida: resultado do movimento vs. forma do movimento; eficiência vs. competência. (AU)
APRENDIZAGEM MOTORA :
Mudança interna no domínio motor do indivíduo, deduzida de uma melhoria relativamente permanente em seu desempenho, como resultado da prática.
No contexto educativo se promove no conjunto de atividades GLOBAIS da criança. No contexto esportivo-competitivo estuda e aprimora a aquisição de DESENPENHO PERFORMACE técnico de habilidades motoras isoladas.
Habilidades motoras uma vez aprendidas podem ser influenciadas por fatores psicológicos, fisiológicos ou ambientais (Magill).
IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO :
• Somente o desenvolvimento perceptivo-motor correto garantirá a criança uma concepção mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia.
• Dificuldades de aprendizagem simbólica (representação do mundo de forma verbal, escrita e teleológica), refletem uma deficiente integração das noções espaço e tempo que são fundamentais para a organização do sistema