Aprendizagem e Desenvolvimento Motor 1
Considerações gerais: · Aprendizagem: centro de toda educação. · Qualquer que seja o objetivo sempre estará ocorrendo interação entre professor e aluno. · Interação depende da forma como o professor estrutura local ou ambiente de aprendizagem. Daí que para o professor torna-se fundamental compreender: · Como a pessoa aprende ? · Quais os aspectos do comportamento humano que envolvem a aprendizagem ? · Até que ponto a aprendizagem é semelhante para todos os tipos de comportamento, ou muito diferenciada para cada tipo de comportamento?
Para compreender a pessoa em termos de comportamento humano, a perspectiva desenvolvimentista defende, para fins de análise, a criação de CATEGORIAS DE COMPORTAMENTO (DOMINIOS) para determinar, didaticamente, quais os tipos de aprendizagem podem ocorrer em cada um desses domínios, lembrando que na realidade concreta tudo se relaciona e é inseparável.
COGNITIVO: semelhante a “atividades intelectuais” (Guilford, 1959).
Exemplos: · descoberta ou reconhecimento da informação (cognição); · retenção ou armazenamento de informação ( memória); · geração de informações a partir de certos dados; · tomadas de decisão ou julgamentos. Guilford e Bloom, desenvolveram Taxonomias como base para a compreensão e desenvolvimento operacional de objetivos educacionais. Sua organização envolve um amplo espectro de capacidades que vão além da memorização.
AFETIVO: Trata dos sentimentos e das emoções manifestadas comportamentalmente.
Característica principal: Maior parte deste tipo de comportamentos é aprendido (Berkowitz) na forma de comportamento social. Krathwhl, Bloom e Masic (1964) elaboraram taxonomias na tentativa de elaborar uma classificação:
Exemplos: · Receber (prestar atenção). · Responder. · Valorizar. · Organizar ( sistemas de valores) · Caracterização de um valor ou complexo de valores.
MOTOR: Estabelece uma base para identificação do movimento corporal humano.
Este domínio também é denominado Psicomotor,