Paul Gaugin
UM MUNDO NOVO
Pintor francês que começou tardiamente sua carreira e foi influenciado pelo impressionismo.Começou como amador nas horas vagas pintando paisagens num estilo nada inovador, passando a expor depois juntamente com os expressionistas.
Se afastou do estilo impressionista e sua obra se tornou mais expressiva.
Acreditando que o materialismo o corrompera em Paris, instalou-se no vilarejo não contaminado Pont-Aven, na Bretanha, onde, junto com outros artistas de pensamento similar, desenvolveu o sintetismo. Esse novo estilo de arte tinha afinidades com o simbolismo e buscava a simplificação da forma e a aplicação de cores vivas em objetos toscamente modelados.
Fez experiências em sua obra com contornos mais fortes, formas mais intensas e cores mais vivas e artificiais. Gauguin, criou imagens que são visões místicas e idealizadas dos camponeses em trajes tradicionais, sofrendo influência cada vez maior das gravuras japonesas e da cerâmica primitiva.
Desencantado com a França, ele se mudou para o Taiti, onde se dedicou a produzir obras de arte sem demonstrações de virtuosismo ou complexidade técnica, criando imagens idealizadas da cultura polinésia. Ao rejeitar a civilização ocidental, o artista tentava tornar suas próprias obras mais primitivas, exóticas e intintivas.
Quando sua obra foi exposta na
Alemanha, em 1905 e 1910, teve um efeito profundo sobre os expressionistas alemães que foram atraídos pelas formas exageradas e simplificadas da arte etnográfica.
É uma paisagem de sua primeira etapa, quando por sua amizade com Pissarro,
Gauguin elaborou telas ao ar livre. Essas pinceladas curtas, atmosféricas, deram à obra uma grande semelhança com paisagens realizadas pelo mesmo
Pissarro ou Monet.
O efeito de neve era um desafio para todo pintor, com seus sutis jogos em cor branca , o céu em tons de cinza, o fundo geométrico de casas a