Circuitos 2 exp2
Campus de Vitória da Conquista
Curso de Engenharia Elétrica
Disciplina: Circuitos Elétricos 2
Fator de potência
Docente: João Erivando
Discente: Jeferson Silva dos Santos
Vitória da Conquista, Janeiro de 2013
Introdução
Esse trabalho tem como objetivo de aumentar o fator de potência para um, trabalhando assim idealmente, de um sistema elétrico que contém um motor elétrico como carga. Para isso foi utilizado um banco de capacitores. Todo o trabalho foi feito no software Multisim, e devido a sua grande variedade de componentes e variáveis que podemos definir, a simulação ficou muito próxima do real.
Fundamento Teórico
O que é fator de potência?
O fator de potência é a relação entre potência ativa e potência reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada. Um alto fator de potência indica eficiência alta e um baixo fator de potência indica eficiência baixa. A maioria das cargas dos sistemas de distribuição de energia são indutivas. Como motores, transformadores, reatores de iluminação entre vários outros. A principal característica das cargas indutivas é que elas necessitam de um campo eletromagnético para operar. Por este motivo, elas consomem dois tipos de potência elétrica:
» Potência ativa (kW) para efetuar o trabalho de gerar calor, luz, movimento, etc.
» Potência reativa (kVAr) para manter o campo eletromagnético.
» A potência ativa é medida em Watts (W) ou kilowatts (kW). A potência reativa não produz trabalho útil, mas circula entre o gerador e a carga, exigindo do gerador e do sistema de distribuição uma corrente adicional. A potência reativa é medida em Kilovolt-Amperes-reativos (kVAr).
Exemplo: Uma máquina está trabalhando com 200 kW e a energia aparente consumida é de 250 kVA, neste caso o fator de potência é de 80%. Isto quer dizer que a máquina