Avaliação e palnejamento
Ela deve ser diagnóstica, e não classificatória, porque não pretendemos classificar, nem tampouco criar hierarquias entre os alunos, mas observar a todo instante se eles estão caminhando na direção dos objetivos propostos A avaliação não deve ser punitiva, mas um estímulo à busca da melhoria de uma forma permanente.
Nesse caminho, pretendemos estimular e valorizar a reflexão crítica do aluno sobre a sua participação, sobre a disciplina e as relações que esta estabelece com a escola e com a sociedade.
Faremos isso sem perder de vista que o momento de cada um deve ser respeitado, assim como as características individuais, valorizando mais o empenho e disposição em avançar.
Não há uma única fórmula pronta para avaliar, mas é essencial detectar as dificuldades e os progressos dos estudantes.
O que é avaliar?
A avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. (LUCKESI,1986)
Para que avaliar?
“Avalia-se para conhecer os alunos, suas necessidades e seus interesses, para diagnosticar se o aluno está aprendendo e se o professor está ensinando de forma adequada, para planejar o ensino – para detectar, ao longo do processo, os avanços já conquistados, bem como as dificuldades que precisam ser superadas pelos alunos, pelos professores, pela instituição e pela família” CBC (Minas Gerais, 2005)
Em que momento devemos avaliar?
- No início do trabalho (O que os alunos já sabem? Quais suas expectativas em relação ao tema a ser abordado?)
- Na orientação do andamento do processo (Como está ocorrendo o envolvimento e a aprendizagem dos alunos? A metodologia utilizada é a mais