Perelman
A origem do pensamento de Chaïm Perelman no campo da teoria da argumentação
Richard Moreira Moreira
2013
Metodologia do Direito
Sumário: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Resumo; Dados biográficos e obra do autor; O Problema da Justiça; Platão versus Aristóteles; A Idade Média e o declínio da retórica; Conclusão; Bibliografia.
2
1-Resumo: O artigo em questão tem como objectivo analisar os factores que levaram Perelman, no decorrer do século XX a interessar-se pela teoria da argumentação. O foco principal do artigo é a formação do seu pensamento e não a teoria propriamente dita. Inicialmente, apresenta-se o filósofo e o contexto histórico-social em que viveu e salienta-se a forte influência que este sofreu dos filósofos analíticos que o fez pensar num mundo sem juízos de valor. Desta forma, ele tentou formular uma teoria de justiça que, não obstante o seu rigor e precisão, não seria aplicável a casos concretos, o que o decepcionou. Foi aí que Perelman teve o seu momento epifânico e decidiu verificar como se raciocina a respeito dos valores. Daí em diante, Perelman começou por analisar e criticar o pensamento de René Descartes e toda a concepção racionalista cientificista que pretendia tratar as ciências humanas nos mesmos moldes das ciências ligadas à natureza. Deparou-se com a obra de Aristóteles, dando especial atenção aos raciocínios dialécticos e à retórica, que constituíram a base para o desenvolvimento da sua teoria da argumentação.
Palavras-chave: Teoria dialéctico; retórica.
da
argumentação;
Aristóteles;
raciocínio
3
2-Dados biográficos e obra do autor: Chaïm Perelman foi um filósofo europeu, de origem polaca, mas que viveu toda a sua vida na Bélgica, para onde a sua família emigrou em 1925. Perelman estudou direito e filosofia na Universidade de Bruxelas. Estas duas disciplinas marcaram a vida académica do autor, embora digam que a filosofia tenha um espaço maior na sua obra. No