Pensando Hermeneuticamente
Hermenêutica é esse descobrir de qualquer coisa que traz uma mensagem, na medida em que o que se mostra pode se tornar uma mensagem.
A linguagem bíblica atua de modo diferente de um manual de construção ou de uma folha informativa. A informação apela para a faculdade racional e não para a personalidade como o todo, não se encontrando na bíblia, não carece recorrer a experiência pessoal. A informação não é afetada por uma leitura silenciosa. Ler a bíblia não é informação, pois ela é uma mensagem e não um conjunto de princípios científicos, devendo ser uma realidade compreendida como um relato histórico.
A linguagem enquanto emerge de um não ser não é um signo, mas som. Perde algum do seu poder expressivo quando se reduz a imagens visuais. Assim, a teologia e a interpretação literária devem reconverter a escrita em discurso.
A interpretação como explicação da ênfase ao aspecto discursivo da compreensão, ponta para a dimensão explicativa mais do que a dimensão expressiva. As palavras não se limitam a dizer algo, mas explica, clarifica algo. Exprimir é interpretar, mas explicar também é uma forma interpretação.
Aristóteles define hermeneia hermenêutica é um encontro com o Ser através da linguagem, defendeu o caráter linguístico da própria realidade humana, e a hermenêutica mergulha nos problemas puramente filosóficos da relação da linguagem com o Ser, com a compreensão, com a história, com a existência e a realidade.