Experimento
Experimento: Teste das chamas
Elementos que foram utilizados:
Etanol
Cloreto de Lítio
Cloreto de Estrôncio
Cloreto de Cálcio
Cloreto de Cobre
Cloreto de Potássio
Explicação do fenômeno: É adicionado aos cloretos uma determinada quantidade de etanol e logo após ele e queimado. Segundo Bohr, os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. São sete camadas eletrônicas, designadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados. Quando o elemento químico recebe energia térmica (fogo) seus elétrons são excitados, quando um elétron salta de um nível menor para um nível mais elevado, ele absorve energia e quando ele retorna para um nível menor, o elétron emite uma radiação em forma de luz.
Cloreto de Lítio Cor Vermelha;
Cloreto de Estrôncio Cor Laranja;
Cloreto de Cálcio Cor Vermelha Alaranjada;
Cloreto de Cobre Cor Verde;
Cloreto de Potássio Cor Violeta.
Experimento: Interação de oxigenação de átomo
Elementos que foram utilizados:
Permanganato de potássio
Sacarose
Hidróxido de sódio
Água
Explicação do fenômeno: Cada um dos três compostos é dissolvido na água em recipientes separados em seguida são misturados. Observam-se mudanças de cores. O permanganato de potássio é um forte agente oxidante e em suas reações, sofre redução formando íons manganato e manganês. Manganês em KMnO4 tem estado de oxidação +7. Numa solução de NaOH e açúcar, Manganês é reduzido para o seu estado de oxidação +6 ( verde ) e
+4 ( amarelo ).
O íon permanganato possui a coloração roxa característica das soluções de permanganato de potássio. O íon manganato, por sua vez, é verde. Enquanto há concentrações bem próximas de permanganato e manganato. O dióxido de manganês possui cor marrom. No entanto, em meio à agua, em baixa concentração, acaba conferindo coloração amarelada ao líquido.
Experimento: Sopro magico
Elementos que foram