Pensamentos de MKT
Um exemplo da força demográfica citada foi quando a Microsoft passou pelos sistemas operacionais (software) Windows 3.0, Windows 95, Windows 98 com o Internet Explorer, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e enfim, Windows 8.
As atualizações aconteceram de acordo com a demanda da população por sistemas cada vez mais rápidos, melhores e práticos, como também devido ao número de habitantes nos centros urbanos, o que gera uma maior necessidade por novas tecnologias.
Temos, no Brasil, desde meados de 2002, a disponibilidade de crédito, ou seja, para empresas como a Microsoft, esta força econômica do macroambiente é um facilitador para a venda de seus produtos.
Mesmo com o aumento dos preços após a importação de seus produtos, como computadores e videogames, a facilidade do financiamento impulsiona a venda de um produto Microsoft.
Com o “boom” do aquecimento global, empresas como a Microsoft tem se envolvido em pesquisas sobre alterações climáticas. Este é um exemplo das forças naturais do macroambiente. Estes programas são projetos de pesquisas e informações para soluções e alternativas ao problema do aquecimento global.
No ambiente tecnológico, a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias são essenciais para empresas como a Microsoft.
Nos dias atuais, não é exagero dizer que vivemos e nos orientamos em função da tecnologia.
Atividades simples como ir ao médico, envolve procurar a rua do consultório medico pelo mapada internet do smartphone, pesquisar resultado do exame na internet antes mesmo do medico examinar o paciente ou até mesmo ir ao supermercado, enquanto aguarda na sala de espera do consultório medico.
Por estas e outras razões, a Microsoft tem que reinventar seus produtos, sempre acompanhando a concorrência.
Além da concorrência, as empresas também tem que acompanhar as leis