Coococ
4564 palavras
19 páginas
pesquisas.de que as empresas devem assumir responsabilidades sociais é totalmente ridícula”. Sua justificativa é a de que isso onera a indústria e a impede de ser competitiva. Discutir esse tipo de argumentação e analisar outras atitudes empresariais que a ela tem se contraposto, tais como as das chamadas empresas éticas.
5 Com a derrocada do “socialismo real” na União
Soviética, Fukuyama preconiza o “fim da história” e o triun fo da “democracia liberal ocidental”. Já Huntington prefere falar em “choque de civilizações”, em que os conflitos deixam de ser de ordem ideológica ou econômica. Explicar as duas teorias e posicionar-se sobre o assunto.
O trabalho na economia global
12 O ideal iluminista representado pelo lema da
Revolução Francesa “Igualdade, Liberdade e Fraternidade” até hoje não se cumpriu. Discutir sob que aspectos os países que implantaram o socialismo enfatizaram a aspiração pela igualdade, mas não conseguiram preservar a liberdade, e como o liberalismo defende a liberdade, mas escamoteia a igualdade.
6 Keynesianismo versus neoliberalismo: explicar cada uma dessas tendências do liberalismo, justificando as condições de implantação e as suas conseqüências, sobretudo segundo os interesses dos trabalhadores.
7 Charles Chaplin, o “Carlitos”, no filme clássico de 1936
Tempos modernos, descreve a condição de um operário na linha de montagem. Explicar que tipo de produção fabril o artista critica e em que medida, no mundo globalizado, outras transformações se impuseram no mundo do trabalho, por exemplo, no chamado toyotismo e também na questão da ampliação do setor de serviços.
Paulo Sérgio do Carmo
Dissertação
Tema 1: Hoje ainda é possível pensar em “escolher uma profissão”? 8 La Fontaine, no século XVIII, escreveu “A cigarra
Orientações pedagógicas e Sugestões de atividades
Maria Lúcia de Arruda Aranha
Tema 2: “A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do