o negociador
DOMÉSTICAS, O FILME
DOMÉSTICAS, O FILME (Domésticas, o filme, 2001, O2 Filmes, 85min) Direção: Fernando Meirelles, Nando Olival. Roteiro: Cecília Homem de Mello, Fernando Meirelles, Renata Melo, Nando Olival, peça teatral de Renata Melo. Fotografia: Lauro Escorel. Montagem: Deo Teixeira. Música: André Abujamra. Direção de arte: Tulé Peak, Frederico Pinto. Produção executiva: Bel Berlinck. Produção: Andrea Barata Ribeiro. Elenco: Cláudia Missura, Graziela Moretto, Lena Roque, Olívia Araújo, Renata Melo, Tiago Moraes, Gero Camilo, Luciano Quirino. Estreia: 25/01/01
Antes de conhecer o prestígio mundial com o merecido sucesso de "Cidade de Deus", o cineasta Fernando Meirelles fez a plateia gargalhar com o despretensioso "Domésticas", adaptação da peça teatral de Renata Melo, grande sucesso popular que retratava, como o título deixa bem claro, o dia-a-dia das musas de Odair José - que alíás faz parte da esperta trilha sonora, ao lado de nomes como Sidney Magal, Lindomar Castilho e Amado Batista. Acompanhando a rotina de meia-dúzia de domésticas, o roteiro co-escrito pela atriz Cecília Homem de Mello, Meirelles, seu co-diretor Nando Olival e a autora da peça original - é engraçado, terno e, apesar de não ter um átomo da ousadia narrativa da obra-prima de Fernando, conquista o público justamente por sua simplicidade.
Vindo da publicidade - e portanto bastante ciente da importância do visual e do ritmo - Meirelles opta por um viés quase superficial no tratamento de suas histórias, que se entrecruzam sem grandes consequências. Essa aparente fragilidade do roteiro, porém, é compensada por alguns diálogos hilariantes e pelas atuações nunca aquém de impecáveis de um elenco de atrizes novatas - algumas das quais posteriormente se tornariam relativamente famosas, como Claudia Missura e Graziela Moretto. São elas, cada um com seu timing e entonações próprias que transformam a experiência de assistir-se ao filme em diversão pura.