Pensamento Cristão
O consumismo está basicamente relacionado ao ato de comprar, sem necessariamente estar precisando daquilo. Esse hábito vem sendo discutido por estudiosos.
Parte deles aponta a publicidade como importante forma de desencadeamento do consumismo. Tais como propagandas na TV, em panfletos, outdoors, carros de som, em sites, pela rádio, por telefone, ou até mesmo pessoalmente, são formas de publicidade. A publicidade na maioria das vezes procura falar bem e destacar as qualidades do produto fazendo assim o Marketing. Cada vez mais o mercado consumista aumenta e as empresas usam e abusam da criatividade nas publicidades para manter a concorrência, construindo assim uma obsessão de compra na cabeça das pessoas.
Outra parte dos estudiosos aponta a questão histórica para responder o consumismo de hoje em dia. Após a revolução industrial o processo de produção e distribuição de bens aumentou. Com isso as pessoas foram sendo distanciadas do meio produtivo tendo um desconhecimento maior daqueles produtos consumidos. Por muito tempo, naquela época geralmente quem comprava era quem podia, ou seja, o consumo era privilégio de classes mais ricas. Com o crescimento econômico, produtivo e publicitário ao longo dos anos, houve um estreitamento entre classes sociais na questão do consumo, ou seja, na atualidade pessoas de classes mais baixas estão se igualando a classes mais altas no que diz respeito ao consumo. Muitas vezes essa igualdade consumista é devido à mídia que cria uma valorização social de padrões de comportamento, onde as pessoas mesmo não podendo financeiramente ou não necessitando compra o produto, para atingir um padrão de sucesso e/ou boa vida. Como por exemplo, roupas, carros, calçados, cordões, entre outros.
Nos dias de hoje podemos mesclar a questão da publicidade e a questão história como propícias para o consumismo. Mas também uma conscientização por parte de cada um se necessariamente precisa de determinado produto, pois o consumismo traz