A influencia do pensamento cristao na antiguidade
HISTÓRIA
LAURA DA SILVA NASCIMENTO
A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO CRISTÃO NA ANTIGUIDADE
Breves-Pá
2013
LAURA DA SILVA NASCIMENTO
A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO CRISTÃO NA ANTIGUIDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de História Antiga, Comunicação e Linguagem, Filosofia, Introdução aos Estudos Históricos e Seminário I.
Profs. Guilherme, Celso, Márcia, Julho e Fábio
Tutor(a) de sala: Samara do Socorro de Almeida Paz
Breves-Pá
2013
INTRODUÇÃO
A Antiguidade Tardia foi um período de suma importância, é a base para podermos compreender a nossa civilização. Embasou o cristianismo, pois é dele que surge a principal corrente de pensamento desta época: a Patristica, primordial não só para nossas crenças, mas tambem para nossa maneira de pensar e de agir.
A literatura patristica deste período de tempo, demonstrou atraves de alguns exemplares, não só do Oriente como do Ocidente uma forte resistência às expressões culturais, ou seja, o saber do “mundo”, que afastaria o homem da sua verdadeira essência, e do seu maior objetivo, a vida após a morte, que deveria ser adquirida ainda nesta vida.
As obras patristicas, eram inspiradas nos temas biblicos, e a partir do momento que se misturasse as obras helênicas seria uma cultura condenável, por estar mais ligada ao humanismo e filosófico.
A EDUCAÇÃO NOS PRIMEIROS SÉCULOS DEPOIS DE CRISTO
Nos séculos depois de Cristo, a educação era baseada nos estudos bíblicos, ao mesmo tempo em que se ignorava a cultura erudita, por ser pagã, que mesmo que pregasse a vida divina, mas faria por meios “ilicitos”, quando se utiliza de teorias, de obras literárias ou filosóficas.
E não estaria disponivel a