Síntese do pensamento cristão
INSTITUTO ECLESIÁSTICO DE FILOSOFIA “SEDES SAPIENTIAE”
SÍNTESE DA HISTÓRIA DO PENSAMENTO CRISTÃO
Por:
Adriano Gomes Soares Pessanha.
Campos dos Goytacazes, 28 de novembro de 2011. Síntese da História do Pensamento Cristão
Introdução
Este trabalho tem como objetivo fazer uma síntese da produção filosófica, dentro da era cristã, que contribuiu para a religião fundada pelo próprio Messias. Apresentando, em linhas gerais, as bases e características de cada período, apresentando as idéias principais dos grandes pensadores cristãos. E fazendo as devidas ligações interfases, para se deixar bem claro que houve uma evolução no pensamento cristão.
Veremos a influência que as exortações de São Paulo e as visões de São João exerceram sobre os primeiros cristãos que permaneceram firmes em sua fé e foram martirizados. E o impulso que eles deram para se sistematizar uma filosofia que auxiliasse a religião a demonstrar, racionalmente, os termos fundamentais da fé e a combater as heresias.
Depois esta filosofia ajudou a “escrever” a teologia da Igreja: em muitas obras de teologia bíblica, trinitária, escatológica, entre outras. Daí se seguiu a formação de uma filosofia sistemática e autenticamente cristã, baseada na relação desta com a fé, submetendo-se às condições da Revelação Divina. O que produziu um grande avanço dos dois lados, neste forte equilíbrio e estreitamento dos laços de ambas.
Já com o advento da modernidade, veremos a cisão desta harmonia entre fé e razão, o que abala todo o equilíbrio na relação entre Deus e o homem, reivindicando um lugar de destaque e divinização da razão. E isto não vai apenas prejudicar a religião, mas também a sociedade vai aos poucos, com isso, perder grande parte dos valores, uns conquistados outros resgatados, que esta bela harmonia havia alcançado em séculos de produção intelectual.
Por fim, veremos a retomada da filosofia escolástica, principalmente em seu grande nome, Santo