pensadora
Introdução
Substancias puras
Substâncias puras são formadas pela combinação de átomos de um único elemento químico, como por exemplo, o gás hidrogênio formado por dois átomos de hidrogênio ligados entre si; o ozônio formado por três átomos de oxigênio.
Mistura
Misturas são sistemas formados por mais de um componente (substâncias), isto é, as propriedades físicas e químicas dos materiais não são constantes.
A gasolina é uma mistura de vários componentes e sua densidade varia de acordo com a proporção de álcool e outras substâncias adicionadas que não são constantes. Outro exemplo é a água ela é uma substancia pura, mas a água com sal é uma misturada, pois precisa de dois ou mais elementos misturados. As misturas podem ser classificadas em homogêneas e heterogêneas.
Misturas homogêneas Misturas homogêneas não se conseguem diferencias a substância, com uma única fase. Exemplos: água + sal; água + álcool etílico; água + acetona; água + açúcar; água + sais minerais...
Misturas heterogêneas
Misturas heterogêneas são aquelas que apresentam mais de uma fase. Exemplos: água + óleo; água + areia; granito; água + enxofre; água + areia +óleo...
Misturas importantes no dia a dia
Algumas substâncias estão muito presentes no nosso dia a dia, mas com nomes diferentes do nome oficial.
Veja alguns exemplos:
- soda cáustica: hidróxido de sódio
- sal de cozinha: cloreto de sódio
- naftalina: naftaleno
- aspirina: ácido acetilsalicílico
- cal apagada, cal hidratada ou cal extinta: hidróxido de cálcio
- cal viva ou cal virgem: óxido de cálcio
- mármore, calcário: carbonato de cálcio
- água oxigenada: peróxido de hidrogênio
- amoníaco: hidróxido de amônio
- gás carbônico: dióxido de carbono
- formol: metanal
- acetileno: etino
-acetona: propanona