Peça teatral - adaptação do mito da caverna
Peça Teatral
O Mito da Caverna
Projeto Peça Teatral - O Mito da Caverna
Projeto Peça Teatral – O Mito da Caverna
Ato 1 – A Alienação das Massas
São 8 pessoas vestidas de forma padronizada. Elas entram em fila, como soldados que obedecem seu general. Sentam-se nas cadeiras, de frente para o televisor, no qual está passando um noticiário. Todos ficam como que hipnotizados pela programação. Assim que termina a programação todos saem da mesma forma em fila e a cena se repete por três vezes, porém na terceira, a personagem da última cadeira começa e sentir um grande desconforto com toda aquela situação. Então se levanta de seu lugar e questiona a sí mesma...
-Mas oque... O que é tudo isso afinal? O que estamos fazendo aqui? (olha para os lados como alguém que acaba de acordar) O que estou fazendo aqui? Por que... (sai do seu lugar e ainda olhando para os outros) Por que estamos todos aqui? (olha abruptamente para a TV) Oh, então é aquilo? É aquilo que tem nos aprisionado? Verdades dentro de uma caixa? (olha para a parede e os cartazes, o primeiro deles diz “Ordem e Progresso”) E todas essas coisas? É nisso que acreditamos?
A personagem começa à questionar as coisas além dos canais de TV, suas problemáticas e as importantes lacunas da história. Pontos como o marxismo e o capitalismo; a mulher nas relações sociais, entre outras coisas. A cada questão, um cartaz é arrancado e sob este é apresentado a pergunta referente.
-A sociedade é livre? O quê é ordem? Progresso para quem? O quê nos faz cidadãos desta falsa sociedade?
Outro cartaz é apresentado, mostrando a frase “O melhor movimento feminista continua sendo o dos quadris. (Millôr Fernandes)”
-Machismo leva a algum lugar? Feminismo também é um extremo, e como tal, nos leva à verdade? Isso tudo transforma alguma coisa?
O próximo cartaz mostra a frase “Que sorte para os ditadores que os homens não pensem (Adolf Hitler).
-As pessoas