segurança em andaimes
EM ANDAIMES
I .INTRODUÇÃO:
1 - ANDAIMES
Andaime: plataforma para trabalhos em alturas elevadas por estrutura provisória ou dispositivo de sustentação. Andaime Simplesmente Apoiado: é aquele andaime cujo estrado está simplesmente apoiado, podendo ser fixo ou deslocar-se no sentido horizontal.
Andaime Em Balanço: é o andaime fixo, suportado por vigamento em balanço.
Andaime Suspenso Mecânico: é o andaime cujo estrado de trabalho é sustentado por travessas suspensas por cabos de aço e movimentado por meio de guinchos.
Andaime Suspenso Mecânico Leve: é o andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar uma carga total de trabalho de 300 kgf., respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes. Andaime Suspenso Mecânico Pesado: é o andaime cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga de trabalho de 400 kgf./m2, respeitando-se os fatores de segurança de cada um de seus componentes. Cadeira Suspensa ou Balancim: É o equipamento cuja estrutura e dimensões permitem sua utilização por apenas uma pessoa e o material necessário para realizar o serviço.
Andaime Fachadeiro: é o andaime metálico simplesmente apoiado, fixado à estrutura do prédio, na extensão da fachada.
2 - ANTEPARO: designação genérica das peças (tapiques, biombos, guarda-corpos, pára-lamas etc.) que servem para proteger ou resguardar alguém ou alguma coisa.
3 - CABO-GUIA OU CABO DE SEGURANÇA: é o cabo fixado à estrutura, onde são fixadas as ligações dos cintos de segurança.
4 - CABOS DE ANCORAGEM: são os cabos de aço destinados à fixação de equipamentos, torres e outros,à estrutura do prédio.
5 - CINTO DE SEGURANÇA TIPO PÁRA-QUEDISTA: É o que possui tiras de tórax e pernas, com ajuste e presilhas, possuindo uma argola para fixação da corda de sustentação.
6 - CINTO DE SEGURANÇA TIPO ABDOMINAL: é o que possui fixação apenas na cintura, utilizado para limitar a movimentação do trabalhador;
www.cpsol.com.br
SEGURANÇA
EM ANDAIMES
7 -